Formandos Escola Nilo Peçanha ( Itamonte )

Prefeitura de Baependi Inaugura 30 Casas Populares

DOM VIÇOSO 58 ANOS

HISTÓRIA DE NHÁ CHICA VIRA SAMBA-ENREDO DE ESCOLA DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

A história da beata Nhá Chica, que viveu a maior parte de sua vida na cidade de Baependi, foi escolhida como samba-enredo da Escola de Samba Tradição, que desfila no Grupo B do Carnaval carioca em 2015. 

O samba-enredo vencedor disputou a preferência com outros dois sambas, sendo anunciado na noite do dia 11 de Novembro. A votação foi realizada pela diretoria da GRES Tradição e levou em conta critérios como dados históricos, harmonia, ritmo e musicalidade. 

De autoria dos compositores Alex Alves, Thiago Souza, Rômulo Couto, Leozinho Nunes e Victor Alves, o enredo "Nhá Chica: a beata negra e guerreira do Brasil" irá contar a história de uma mulher humilde, negra, filha de ex-escrava, que foi beatificada pela Igreja Católica e atrai fiéis de todo o país e do mundo. 

Além de toda a comunidade da agremiação e de representantes do município de São João del Rei, cidade onde a beata nasceu, estavam também presentes, representando o município de Baependi, onde a beata morou até a morte, o Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Felipe Condé, e o músico Juninho Ferreira. 

De acordo com Felipe Condé, essa foi mais uma oportunidade de “difundir a cultura do município de Baependi, buscando levar o nome da cidade cada vez mais longe e, ao mesmo, tempo, buscar parcerias com outras entidades, de diversos setores da sociedade”. 

Para o músico Juninho, o momento foi de muita felicidade ao ver a história da beata e de Baependi sendo homenageadas, e o mesmo ressaltou que ali foram realizadas “demonstrações de fé, carinho e respeito para com a nossa beata”. 

A parceria entre a escola de samba e a Prefeitura de Baependi, cidade na qual Nhá Chica escolheu viver, continua e, em breve, serão divulgadas novidades. Haverá, ainda, a possibilidade de baependianos participarem do desfile.