Formandos Escola Nilo Peçanha ( Itamonte )

Prefeitura de Baependi Inaugura 30 Casas Populares

DOM VIÇOSO 58 ANOS

PIRANGUÇU INAUGURA FÓRUM DE JUSTIÇA ITINERANTE

No dia 25 de novembro, o município de Piranguçu realizou a inauguração da Justiça Itinerante na cidade. O evento contou com a presença de várias autoridades locais e regionais, entre elas: Doutor Wuiliy Vilas Boas, Juiz Coordenador do CEJUS - MG; Doutora Luciene Cristina Marassi Cagnin, Juíza diretora do Fórum de Itajubá; Alexandre Augusto Ramos, Prefeito de Piranguçu; Darli Veloso, Presidente da Câmara Municipal de Piranguçu; Claudinei de Oliveira Leite, Tenente Coronel Comandante do 56º Batalhão de Itajubá; Fernando Coura, Prefeito de Delfim Moreira, e o Soldado Matias, representando o pelotão de Piranguçu.

Denominado Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUS) de Piranguçu, a sua importância fica na criação de um espaço propício para a realização de uma renegociação entre as partes participantes, assistidas por uma terceira pessoa, neutra, imparcial e conciliadora. O diálogo e conciliação são os princípios básicos do CEJUS.

Doutor Wuiliy Vilas Boas preferiu algumas palavras durante a solenidade e citou Deuteronômio com os seguintes dizeres: “Quando estiveres a caminho do tribunal com teu adversário, reconcilia-te depressa com ele. Pois lá ele o entregará ao juiz, o juiz ao oficial de justiça e eles te colocarão na prisão até que pague a última moeda”.

A Justiça Itinerante e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania é um projeto instituído pelo Tribunal Superior de Minas Gerais e visa facilitar o acesso à justiça a todos aqueles que residem em municípios ou locais afastados de sua comarca, mediante realização de audiência e outras funções da atividade jurisdicional. 

Joaquim Marcelo Rodrigues será o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que será instalado no prédio da Polícia Militar de Piranguçu para a realização dos seus trabalhos jurídicos. Estes trabalhos baseiam-se em pequenas causas, como, por exemplo, brigas familiares, desentendimentos entre pessoas, não cumprimento de contratos, entre outras situações. Todos os processos serão julgados, apenas os casos de homicídios serão encaminhados para Itajubá. O CEJUS funcionará de segunda a sexta das 8h às 16h.

Assim, o acesso à justiça torna-se amplo, resultando em um trabalho sério e pacificador. A partir de então, o CEJUS será uma referência para a população de Piranguçu e região.