Formandos Escola Nilo Peçanha ( Itamonte )

Prefeitura de Baependi Inaugura 30 Casas Populares

DOM VIÇOSO 58 ANOS

ALUNO DA ZONA RURAL DE OLARIA É DESTAQUE NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

No dia 10 de setembro de 2014, a Escola Municipal Ataualpa Duque foi informada de que um texto de um de seus alunos fora selecionado, entre muitos outros de diversas escolas do estado de Minas Gerais, para integrar os 500 semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.

O aluno em questão é o estudante Matheus Camilo de Oliveira Gomes, residente e domiciliado em São Sebastião da Vista Alegre, zona rural do município de Olaria. Matheus, hoje com 12 anos e cursando o 7° ano do Ensino Fundamental, é filho de Waldely e Maria de Fátima.
Bom filho e excelente aluno, estudou na Escola Municipal de Joaquim Lemes, onde concluiu os anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2013, ingressou na Escola Municipal Ataualpa Duque obtendo sempre notas acima da média e demonstrando interesse pelas atividades escolares.

A escola inscreveu-se na 4ª edição da Olimpíada e o projeto foi desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa. O texto selecionado faz parte da categoria Memórias e intitula-se “Magia natural de se viver”. Nele, Matheus relata, com muita simplicidade, memórias da infância de seu pai, uma vez que a proposta de redação é resgatar o tema da memória a partir da criação de um texto.

Além disso, em 20 de outubro, o professor de Língua Portuguesa Denilson Antônio de Souza recebeu uma carta comunicando que a escola receberá uma faixa homenageando professor e aluno por essa importante conquista. A próxima etapa será a Oficina Regional, que acontecerá em Maceió/AL entre os dias 3 e 6 de Novembro. Tanto o aluno quanto o professor terão todas as despesas custeadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa.

O encontro reunirá os 125 professores e 125 alunos semifinalistas de todo o Brasil, classificados na categoria Memórias Literárias, tendo como objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, bem como oferecer atividades de formação para os professores, voltadas à melhoria do trabalho docente. Serão selecionados 38 textos finalistas de cada categoria, sendo premiados os cinco mais bem avaliados pela comissão julgadora.

As Escolas Municipais Joaquim Lemes e Ataualpa Duque, além da Secretaria Municipal de Educação de Olaria sentem-se muito honradas com a classificação e todos estão na torcida para que o texto do aluno Matheus Camilo seja escolhido como um dos finalistas. O momento é de euforia e de muita realização, visto que a contribuição e o compromisso dos professores com os alunos do município de Olaria permitiram ao aluno, também dedicado, Matheus, ser destaque nacional.

Toda a população olariense também se orgulha por ter um representante de sua comunidade numa competição tão especial como essa, trazendo para o município muito prestígio e mostrando o valor da educação.