Formandos Escola Nilo Peçanha ( Itamonte )

Prefeitura de Baependi Inaugura 30 Casas Populares

DOM VIÇOSO 58 ANOS

IRMÃS FRANCISCANAS DO SENHOR – 60 ANOS DE PRESENÇA NO BRASIL

Quando se faz tudo com amor recebe-se também amor. E, não é de hoje que a Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor tem se dedicado, com carinho fé e devoção, a uma das mais belas tarefas: a de possibilitar o bem comum.

Em um propósito singular, há 60 anos, as irmãs estão presentes no Brasil, construindo uma história de especiais momentos, envolvida na obra franciscana de amor ao próximo. 
Festejando essa data especial, no dia 11 de outubro, a Congregação celebrou seus 60 anos no país, com uma Missa de Ação de Graças no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O Coral Montserrat entoou emocionantes cânticos durante a celebração e muitos paroquianos, fiéis e peregrinos, vindos de diversas localidades, estiveram presentes para confraternizar.

A celebração foi presidida pelo Pároco de Baependi, Padre Douglas Baroni, e concelebrada pelo Padre Johnson. As Irmãs Franciscanas do Senhor de outras localidades do Brasil também estiveram presentes, as quais: a vice-Madre Provincial Irmã Priscila Dutra Moreira, Irmã Augusta Persano, uma das primeiras religiosas vindas da Itália; e Irmã Rita Cássia Lopes. A solenidade ainda contou com a presença das ex e atuais alunas da Associação Beneficente Nhá Chica. Religiosas de outras Congregações também prestigiaram a Celebração. Entre os diversos convidados, encontravam-se Dona Ana Lúcia Meirelles Leite, a Miraculada de Nhá Chica; o Prefeito de Baependi, Marcelo Faria Pereira e o vice-Prefeito Elson de Paula Cunha.

Todos os fiéis puderam louvar e agradecer a Deus por essa data, um dom concedido às irmãs que, por sua vez, o distribuem em forma de amor e dedicação a todos, especialmente aos alunos da ABNC.
“A fé nos leva a compreender a totalidade do amor de Deus por nós”. Esta foi uma das mensagens que Padre Douglas citou no momento da homilia, ressaltando que “felizes são aqueles que ouvem a voz do Pai”; assim como Maria, a mãe de Jesus. 

Em suas palavras, o Pároco saudou as Irmãs Franciscanas do Senhor pela data especial e relatou sobre a história e presença das irmãs em Baependi, revelando que elas constituem uma “casa profundamente abençoada”. 
Padre Douglas, ao mencionar sobre o tocante sobrevoar de um beija-flor no interior da igreja, demonstrando toda a providência do Senhor, salientou que a natureza também se fez presente, com “sinais delicados da bondade do Senhor”, e ainda frisou usando um trecho do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis “Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas”.

A data também simbolizava um momento especial para o Pároco de Baependi, Padre Douglas Baroni, que completava 11 anos de vida sacerdotal.
Ao final da celebração, foram realizadas homenagens, quando Irmã Aída citou o milagre que é a Casa da Associação, revelando que “a cada dia somos agraciados pelas bênçãos de Deus”. Em suas palavras, revelou que “experimentam o que Jesus conduziu e ainda conduzirá”, relacionando um pouco da história da Congregação e agradecendo a todos os benfeitores de ontem e de hoje. 

Numa tocante declaração, a ex-aluna Maria Aparecida Fernandes Silva (Cidinha) destacou a importância da instituição, onde passou 21 anos de sua vida contando também alguns dos seus momentos vividos, bem como ressaltando a importância das Irmãs em sua formação.

Após a celebração, foram realizadas, no Salão Vermelho da ABNC (Associação Beneficente Nhá Chica), apresentações de crianças atendidas pela instituição, com músicas e teatro sobre a vida de São Francisco de Assis. Encerrando as comemorações, fez-se o descerramento da placa comemorativa dos 60 anos de presença das Irmãs Franciscanas do Senhor em Baependi.

A Congregação

As Franciscanas do Senhor, Congregação fundada na Itália em 15 de outubro de 1885, nasceu com o propósito de ajudar crianças carentes, a partir de uma obra iniciada pelo Frei Angélico Lippani e continuada, mundo afora, pelas Irmãs Franciscanas do Senhor.

A história da Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor com Baependi se traduz em momentos de aprendizados, ensinamentos, dedicação, ternura e compaixão. Há 60 anos atuando no município, as Irmãs zelam pelo trabalho espiritual no Santuário, administrando a ABNC e acolhendo os romeiros, devotos da Mãe dos Pobres, Nhá Chica.