Em agosto de 2014, iniciou-se, na APAE de Baependi, a primeira turma da Escola de Pais. A Escola de Pais é uma proposta totalmente solidária em que não há utilização de métodos autoritários nem impositivos, pois os pais participam por espontânea vontade, o que promove maior interação com a instituição e desperta mais interesse nos assuntos abordados durante as aulas.
O trabalho a ser desenvolvido compreende o enriquecimento da autonomia dos pais, capacitando-os na busca de recursos fora do sistema familiar para a defesa dos direitos de seus filhos especiais, além de proporcionar aos participantes momentos de interação, troca de experiências e estreitamento dos laços, tanto na relação entre os participantes, quanto na relação entre a família e a instituição.
A Escola de Pais é um programa da UNIAPAE/MG, braço técnico de produção de conhecimento da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais. Na APAE de Baependi, o projeto é executado pela Assistente Social, com aulas semanais que abordam diversos assuntos, tais como: identidade do movimento apaeano, estruturação da rede APAE, políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência, autonomia e autoestima. Esses temas são trabalhados por meio de dinâmicas, rodas de conversa e palestras, a fim de oferecer aos pais um momento de descontração e, ao mesmo tempo, de aprendizado.
Fonte: Apae de Baependi – Setor de Serviço Social – Flaviani de P. Abreu