ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EULZA MARIA DE CARVALHO
No dia 18 de Outubro de 2014, a Prefeitura Municipal de Carvalhópolis realizou a inauguração de três importantes obras no sentido de prestar à população um atendimento educacional de qualidade, bem como promover a melhoria da qualidade de vida de todos através da prática de esportes e exercícios físicos.
Com o comparecimento de muitos carvalhopolitanos, a Administração Municipal e o Departamento de Educação iniciaram a solenidade de inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Eulza Maria de Carvalho, ouvindo o Hino Nacional e, em seguida, acompanhando a apresentação do Coral da cidade com o Hino de Carvalhópolis.
O evento contou com a presença do Prefeito Gilson Ferreira de Morais e do vice-Prefeito José Antônio Macedo, bem como com a presença da Diretora de Departamento de Educação, Simone Simão de Carvalho Batista. Prestigiaram também a solenidade vereadores e demais autoridades, a banda João Cesarino, o Coral do município e, de maneira especial, os familiares da saudosa professora Eulza Maria de Carvalho.
Todas as autoridades presentes fizeram uso da palavra, destacando em suas falas a importância, mas também as dificuldades, em conquistar para o município a construção dessa escola, que é referência na área de Educação Infantil, com capacidade de atender a 240 crianças em tempo integral.
Todos eles, principalmente o Prefeito Gilson e seu vice José Macedo, além de ressaltar a inovação e o orgulho em inaugurar tão importante obra, reconheceram a enorme contribuição do Governo Federal no repasse dos recursos para a infraestrutura e compra dos equipamentos para a escola e consideraram também o nome escolhido para a Instituição de Ensino uma homenagem justíssima à Dona Eulza Maria de Carvalho, educadora que dedicou a maior parte da sua vida às crianças, ensinando-as com muito comprometimento, amor e dedicação.
Emocionado, Éder Flávio de Carvalho, filho de Dona Eulza, citou que para se ensinar basta uma caneta, um papel e uma criança, reforçando ainda que “O que você faz em vida ecoa para a eternidade”.
Da mesma forma, o senhor João Bento de Carvalho, viúvo de Dona Eulza, que também foi homenageado, antes mesmo da inauguração de tão privilegiado espaço, lembrou, em visita à escola, as palavras do próprio Cristo que dizem “Quem acolher em meu nome uma criança, estará acolhendo a mim mesmo”.
Para abrilhantar ainda mais a noite, todos os presentes assistiram às graciosas apresentações com alunos do Pré-Escolar de 5 anos e alunos de 3 e 4 anos, auxiliados pelas professoras Fabiana, Hélida e Walquíria, em homenagem, respectivamente, à Dona Eulza e ao Prefeito Gilson e seu vice José Macedo. Foram elas: Bandinha “Palhacinhos da Vovó Eulza” e a apresentação com a música “Sou teu anjo aqui”.
Além dessas atrações, a banda João Cesarino emocionou a todos com suas melodias e com a tocante apresentação de flauta de uma das alunas da banda, junto a seu professor, prestando, mais ainda, homenagens à Dona Eulza. Encerrando a solenidade, a aluna Ana Clara proferiu palavras de agradecimento aos idealizadores de tão ilustre projeto, os quais: o Prefeito Gilson e seu vice José Macedo, bem como a Diretora do Departamento de Educação, Simone Simão de Carvalho Batista.
Foram entregues também placas aos homenageados da noite, sendo eles: o senhor João Bento de Carvalho, viúvo de Dona Eulza, e o vice-prefeito de Carvalhópolis, José Antônio Macedo. Assim, o prefeito Gilson e seu vice José Macedo, acompanhados da Diretora do Departamento de Educação, Simone Simão de Carvalho Batista, e de todos ali presentes, realizaram o descerramento da placa de inauguração da tão sonhada Escola Municipal de Educação Infantil Eulza Maria de Carvalho.
ACADEMIA DA SAÚDE JOSÉ LUIZ JÚNIOR E PASSARELA DONA NACIR
Tendo sido inaugurada a escola, todos foram convidados, então, para a inauguração da Academia da Saúde José Luiz Júnior e da Passarela Dona Nacir, ambas localizadas no Parque Municipal Dona Jandira.
Em uso da palavra, Prefeito Gilson reiterou a todos sobre o objetivo principal das obras que ali seriam inauguradas: retirar as pessoas do sedentarismo, principalmente aquelas pertencentes aos grupos de risco, com pressão alta e diabetes, oferecendo também a todos os moradores; crianças, jovens, adultos e idosos, espaços para o lazer e a prática de esportes e exercícios físicos.
Como bem ressaltou o Prefeito, esse projeto é uma parceria com as secretarias de Assistência Social, Saúde e Esportes, para, da mesma forma com que reforçou o professor de Taekwondo, Alberto Pereira Fadel, resgatar pessoas afastadas de atividades físicas, através do acompanhamento qualificado com professor de Educação Física, médicos, nutricionistas, entre outros profissionais que possam contribuir com tão nobre causa.
O nome da Academia da Saúde foi escolhido pela Administração Municipal e, merecidamente, homenageou o inesquecível Senhor José Luiz Júnior que, além de ser o antigo proprietário do espaço onde a Academia da Saúde se instalara, entre outros feitos, foi vice-prefeito de Carvalhópolis e implantou na cidade o cinema, bem como eventos culturais, tais como festas juninas, organização de desfile de blocos carnavalescos, criando ainda a danceteria. Como bem lembrou a filha desse ilustre Senhor, Maria de Lourdes Soares, seu pai foi “um homem de visão, com inteligência e criatividade”.
E, a passarela inaugurada fez uma singela homenagem à Sra. Nacir Barbudo de Carvalho, conhecida como Dona Nacir, que foi professora do ensino fundamental, sendo também ex-proprietária do imóvel hoje chamado Jardim Bela Vista. Maria Delfina de Carvalho destacou o trabalho incansável de sua mãe como professora, no Bairro dos Macacos, recordando que Dona Nacir sempre procurou estabelecer “laços de ternura, carinho, amizade e convívio entre todos”.
Finalizando as solenidades, procedeu-se então ao descerramento das placas de inauguração da Academia da Saúde José Luiz Júnior e da Passarela Dona Nacir, momento único para a história de Carvalhópolis.