Após a 18ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Baependi, realizada no último dia 06 de Outubro, quando se discutiu o Projeto de Lei nº 24/2014, que dispõe sobre doação de vacinas a pequenos proprietários rurais, analisando-se, ainda, o parecer das Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, todos os vereadores expuseram suas opiniões e aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que permite a doação de vacinas contra a brucelose a pequenos proprietários rurais do município, sendo a lei sancionada pelo Prefeito de Baependi, Marcelo Faria Pereira, em 09 de outubro de 2014.
A doação dessa vacina de extrema necessidade ao meio rural já vinha acontecendo, só que, agora, ela passa a ser legalizada, oferecendo mais segurança e tranquilidade aos pequenos proprietários rurais de Baependi. Isso porque, para que a aplicação da vacina seja feita da maneira correta tem-se a exigência, na lei, da contratação de funcionários qualificados e preparados para exercer essa função e, felizmente, o município já dispõe de dois funcionários para realizar essa prestação de serviço.
Na verdade, o custo da vacina não é tão alto; o que encarece é justamente a contratação de um técnico treinado ou de um veterinário para a aplicação correta. A brucelose é uma zoonose muito séria causada pela bactéria Brucella, provocando aborto na vaca e esterilidade no boi. A doença é contagiosa, sendo transmitida de animais para humanos, mas sua transmissão de pessoa para pessoa é rara. Na gravidez, é um problema grave que pode provocar aborto e, por isso, a mulher deve evitar o contato com animais que possam transmitir a infecção, evitando também ingerir alimentos que possam estar contaminados. Nos humanos, os sintomas são febre alta, dor de cabeça e dores nos músculos dos indivíduos afetados.
A brucelose humana tem cura e o seu tratamento deve ser iniciado logo que seja diagnosticada a doença, para evitar agravamento da infecção no indivíduo. Segundo dados do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) de Baependi, hoje são 929 proprietários rurais cadastrados no município, sendo que a grande maioria é composta por pequenos proprietários rurais.
Isso significa que cerca de 95% dos proprietários que integram o cadastro serão beneficiados com a doação das vacinas, sendo possível ainda auxiliar outros proprietários que ainda não estejam vinculados.
De acordo com o Chefe de Departamento de Agricultura de Baependi, Hemilson Rocha Pereira, a doação dessas vacinas é mesmo muito importante, pois essa iniciativa possibilita a prevenção de uma doença muito perigosa, dando condições dignas de trabalho ao pequeno proprietário rural, bem como oferecendo a ele todo o suporte necessário para impedir a brucelose.
Em suas palavras, Hemilson ressaltou que “essa ação representa também uma grande economia para os pequenos proprietários rurais e são poucos os municípios que mantêm uma Secretaria de Agricultura tão atuante e preocupada com as necessidades dos trabalhadores que vivem da agropecuária”.
Essa benfeitoria é, portanto, fundamental para o desenvolvimento de Baependi, pois através dela os proprietários rurais contemplados estão sendo devidamente assistidos e apoiados, tanto pela Câmara quanto pela Prefeitura Municipal.