Formandos Escola Nilo Peçanha ( Itamonte )

Prefeitura de Baependi Inaugura 30 Casas Populares

DOM VIÇOSO 58 ANOS

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM LIBERDADE DISCUTE O DESAFIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO AFETIVA NA ESCOLA

Nos dias 21 e 22 de Novembro, Liberdade foi sede do II Seminário de Educação do município. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação que, por sua vez, não mediram esforços em oferecer para os educadores e pessoas envolvidas nesse ramo a oportunidade de aprenderem mais, obtendo também mais qualificação profissional, além de capacitação.

As palestras e momentos do Seminário ocorreram no Centro de Acolhimento e Evangelização da cidade, onde todos puderam ter acesso à compra de livros e produtos artesanais da Associação de Artesãos de Liberdade (LIBERARTE), podendo, além disso, refletir e debater o desafio de promover a aprendizagem e a educação afetiva na escola.

Durante todo o acontecimento estiveram presentes o Prefeito Massilon da Silva Maciel e seu vice, Pitágoras Teodoro da Silva; a Inspetora da Superintendência de Caxambu, Cora Paranaíba e a Secretária Municipal de Educação de Liberdade, Romélia Carla Franco, bem como o Vereador Magela de Barros Mendes.

Também marcaram presença vários educadores, sendo eles professores (as), supervisores (as) e diretores (as) das redes municipal, estadual e particular, entre outros funcionários da Educação e pessoas interessadas. Estavam assim representados, além do município de Liberdade, outros municípios da região, os quais: Aiuruoca, Arantina, Baependi, Bom Jardim de Minas, Caxambu e Seritinga.

Na cerimônia de abertura, foi prestada uma homenagem à saudosa Inspetora Ângela, que soube deixar entre todos a marca de uma personalidade ímpar, destacando-se por sua alegria intensa. Em seguida, o Prefeito de Liberdade, Massilon da Silva Maciel, e a Secretária Municipal de Educação, Romélia Carla Franco, ressaltaram, em suas falas, a importância da realização do Seminário para o município, bem como exaltaram a oferta de mais qualificação para os profissionais da Educação, como meio de proporcionar melhores condições de trabalho e mais qualidade no ensino.

Foi um momento riquíssimo de troca de saberes, experiências e conhecimentos, que possibilitou a todos repensar a prática pedagógica no dia a dia da escola e, mais especialmente, procurar alternativas para implementar a educação afetiva no ambiente escolar.

No primeiro dia, pela manhã, após um delicioso Coffe Break servido a todos os presentes, foi ministrada pelo Professor e Doutor Geraldo Almeida, do Paraná, a palestra “A emoção na sala de aula”, que abordou, mais especificamente, aspectos da Educação Infantil.

O referido palestrante frisou, segundo as palavras do filósofo Henri Vallom que “só há crescimento se houver perda”, com o objetivo de mostrar que as relações das crianças com o mundo que as rodeia são, desde o início, relações de sociabilidade, e, por isso, elas precisam aprender, desde cedo, que tristezas e frustrações também fazem parte da vida, sendo também importantes para o seu desenvolvimento.

Entre outros assuntos, tais como alguns transtornos globais de desenvolvimento (TGD) notados em algumas crianças e outros fatores de ordem emocional que influenciam na aprendizagem dos alunos, Geraldo também falou do papel dos pais, dos educadores e da escola para promover um ensino com base na afetividade.

Antes e após o intervalo para o almoço, respectivamente, os presentes ficaram encantados com as belas apresentações do Grupo Vocal Feminino e do Grupo Instrumental da Orquestra de Jazz Sinfônico de Liberdade.

Na sequência, todos assistiram à palestra “Afetividade, autoestima e felicidade nas relações educacionais” proferida pelo Professor Daltro Monteiro, que, de maneira dinâmica, conduziu assuntos ligados à motivação, stress, saúde e qualidade de vida na educação, levando todos a refletir sobre soluções de vários tipos de conflitos e problemas dentro e fora da escola.

Encerrando o primeiro dia de discussões, houve ainda a palestra “Aprendizagem e educação afetiva” com o Professor e Doutor César Nunes que trouxe à tona experiências por ele vivenciadas, bem como trabalhando com temas os quais: emotividade, valores, familiares, afetividade e maneiras de ensinar. Suas palavras foram bastante claras e isso tocou muito os educadores e todos ali presentes, que se identificaram com algumas histórias e realidades humanas.

O Professor Universitário parabenizou o Prefeito de Liberdade, Massilon da Silva Maciel, bem como todos os que estiveram envolvidos na organização e participação do evento, ressaltando a importância da realização de um Seminário dessa magnitude; que visa, cada vez mais, promover a melhoria das relações educacionais, tornando-as mais afetuosas e proveitosas.

À noite, todos participaram de um Momento Cultural, curtindo a noite num Baile com a Banda Wilker e Wendel.

No segundo e último dia do Seminário, ocorreram, ainda, três palestras, as quais: “O que é coaching educacional? Uma abordagem para aprendizagem e educação afetiva”, com a Professora Simone Machado; “Educação: a arte de transformar dons em talentos, construir felicidade e cidadania”, com o Palestrante Organizacional e Educacional, Marcelo Arteiro; e, por fim, a palestra “Afeto e significado: propósito da educação”, proferida pelo Professor e Mestre Emílio Amorim.

Todos eles, mineiros, expandiram ainda mais os conhecimentos de todos os participantes, ressaltando, também, a importância da afetividade nas relações educacionais.
Repetindo o sucesso do primeiro, o II Seminário de Educação de Liberdade, encerrado com um grande almoço, foi um imenso sucesso e, com certeza, rendeu e continuará rendendo bons frutos para a Educação no município.