Formandos Escola Nilo Peçanha ( Itamonte )

Prefeitura de Baependi Inaugura 30 Casas Populares

DOM VIÇOSO 58 ANOS

FESTA DE CONGADAS EM CAMBUQUIRA

A já tradicional Festa de Congadas de Cambuquira foi, mais uma vez, um grande evento no Município. O evento ocorreu entre os dias 20 e 23 de novembro e recebeu muitos visitantes, que puderam presenciar as manifestações de fé e cultura.

O Congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil. Trata, basicamente, de três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário e a luta contra a invasão dos mouros. Em Cambuquira, a tradição vem passando de geração em geração. Os ternos, como são chamados, são tão antigos quanto a História.

A Festa de Congadas é uma das formas mais especiais de traduzir o extraordinário carinho e devoção a esses Santos. A festa religiosa tem celebração de novena e missas, além das apresentações de Congada, que levam inúmeros congadeiros a demonstrarem, em ato de fé, seus agradecimentos e devoções aos Santos.

As congadas, os moçambiques e as marujadas são danças ou folguedos populares realizados, principalmente, nas Festas do Divino por meio de cortejos com cantigas de inspiração religiosa, acompanhamento musical essencialmente percussivo e coreografias que utilizam, na maioria das vezes, bastões simulando confrontos.

Apesar das diferenças de denominação, estes grupos folclóricos guardam características comuns em canto, música, instrumentação, bailado e no louvor aos santos padroeiros. A tradição destes grupos é sincrética, misturando influências ibérica e africana. Os grupos louvam santos padroeiros dos negros, como São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.

Diversos ternos se apresentaram neste ano, oriundos de diversos municípios convidados. A programação inclui missas, novenas e festejos. Neste ano, a programação da festa iniciou com apresentação das escolas do município e, durante os dias de festa, diversas apresentações musicais fizeram parte da programação, entre elas: Banda Box 32, Chrigor (Ex-Exalta Samba), Diego e Mairon, Katinguelê, Léo e Felipe. 

O último dia de festa foi encerrado com um grande desfile das congadas, com reinado pelas ruas de Cambuquira. O Rei e a Rainha se reuniram com vários ternos de congo, expressando sua devoção e espiritualidade. O Rei e a Rainha Mirim também integraram essa grande festa. 
Religiosidade e muita animação estiveram presentes, marcando de forma expressiva as festividades da tradicional Festa de Congadas de Cambuquira. 

A Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, por sua tradição, reúne todos os elementos especiais, essenciais e únicos que a tornaram inigualável, dentre as festas do gênero. Uma realização da Associação Cultural Esportiva Afro Cambuquirense – ACEAC, com o apoio da Prefeitura Municipal e dos festeiros, que merecem os nossos parabéns pela organização, pois trabalharam de forma excelente, proporcionando a todos momentos realmente inesquecíveis.